sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ÍNTIMOS DE DEUS

ÍNTIMOS DE DEUS
TEXTO: SALMO 25:14
A intimidade do Senhor é para os que O temem, aos quais Ele dará a conhecer a Sua aliança.”
Isaías 59:1-2  Eis que a mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar, nem surdo seu ouvido para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o Seu rosto de vós, para que (Ele) não vos ouça.”

Dicionário da Língua Portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira
INTIMIDADE: qualidade de íntimo;
ÍNTIMO: 1. que está muito dentro; 2. que atua no interior; 3. muito cordial ou afetuoso; entranhável; 4. estreitamente ligado por afeição e confiança; 5. amigo íntimo.

Texto base: Lucas 5:17-26

1.      O que é pecado?
Pecado é errar o alvo; é transgressão contra Deus; desobediência à Sua soberana vontade.
Mais do que um sentimento psicológico de culpa ou remorso, e mais do que a noção do delito que gera punição.
Pecado é uma acusação espiritual refletida na alma de cada pessoa. Jamais os psicólogos, sociólogos, historiadores ou arqueólogos encontraram um só povo que fosse imune a essa estranha convicção de pecado. Mesmo uma criança, que nunca foi ensinada a respeito do pecado, já nasce com esta lei de Deus escrita em seu coração.  Ao crescer e pecar, sente que se tornou devedor a alguém que não se pode ver mas sabe que existe.
O pecado gera uma certeza de condenação que não desaparece mesmo nos casos em que o transgressor é punido pela lei dos homens e paga sua dívida para com a sociedade.  E na hora da morte, parte na certeza de que terá de acertar as contas com Deus.  E isto gera desespero na sua alma.

2.      A origem do pecado.
O pecado não foi criado pelo homem, existe anteriormente à raça humana. Foi concebido nas entranhas de um outrora magnífico ser espiritual: Satanás. (Ez 28:13-16: “Tu eras querubim ungido para proteger e te estabeleci.  No monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito era nos teus caminhos, desde o dia em que fostes criado, até que se achou iniqüidade em ti.  Pela abundância do teu comércio, o teu coração se encheu de violência e pecaste.”)  O diabo é o autor do pecado. E todos que pecam se parecem com ele e perdem a comunhão com Deus.

3.      A ação do pecado
O pecado, além de distorcer tudo o que a pessoa pensa, diz e faz, ultrapassa os limites da mente, corrompe a alma e causa morte espiritual do pecador. Por isso o ser humano, quando peca, não age mal apenas contra o seu próximo ou contra a sociedade, agem mal contra sua própria alma (Pv 8:36, Ez 18:4: “A alma que pecar, essa morrerá”). Isto ocorre em duas etapas: no presente o pecado gera morte espiritual e a separação de Deus; no futuro gerará a morte eterna e a separação definitiva de Deus. (Ez 33:11)

a.      O pecado te coloca dependente.
O pecado é uma força maligna, que imobiliza o ser humano e o torna cada vez mais incapaz de resisti-lo.
b.      O pecado paralisa
Quando Deus fez o homem, disse: tenha ele domínio do planeta. (Gen 1:27-28) O domínio, juridicamente, é um direito real alienável, transmissível aos herdeiros, e que confere a alguém o pleno gozo do bem, mediante a obrigação de pagar ao proprietário um certo numerário ou frutos. No mundo espiritual, os “numerários e frutos” que o ser humano deveria pagar a Deus são: “obediência e fidelidade”.  Quando cedemos à tentação, atendendo à sugestão do Diabo, transferimos o direito de domínio às mãos do inimigo, tornando-nos servos de Satanás.(Rm 16:16: “não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a que obedeceis, seja do pecado para a morte ou da obediência para justiça?”
c.       O pecado escraviza
O pecado escraviza a tal ponto que obriga a pessoa a praticar o mal, mesmo quando ela não quer. Por isso Jesus disse: “ em verdade vos digo que todo aquele que comete o pecado é escravo do pecado.” (João 8:34)  Nenhum recurso humano é capaz de livrar o pecador da certeza íntima da condenação futura.  Empregar meios humanos para conseguir o perdão e a salvação é o mesmo que tentar se erguer do chão puxando os próprios cabelos.
d.      O pecado traz doenças
O pecado, além de escravizar, paralisar, também trás doenças. Vemos isso ao longo de toda a Bíblia, como em João 9 - o cego de nascença; João 5:14 - o Paralítico do Tanque de Betesda.
e.       O pecado leva à morte
O salário do pecado é a morte” Rm 6:23; “O pecado consumado gera morte” Tg 1:15

4.      Só Jesus perdoa pecado!
a.       Não adianta sacrifícios (despachos, compra de indulgências)
b.      Não adianta boas obras (distribuição de cestas básicas, caridade em geral)
c.       Não adianta auto-flagelo (martírio, chicotadas, greves de fome)
d.      Não adianta penitência (subir escadas de joelhos, procissões, rezas de terços)

5.      Só através do Sangue de Jesus os pecados são removidos, com algumas atitudes:
Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” João 1:29

q    Reconhecimento: não preciso dizer que o pecado não é só fumar, matar, adulterar, se prostituir, mas também mentir, odiar, criticar, ciúme, etc;

q    Arrependimento: vai além de um remorso. É se preocupar que pecando eu firo a integridade de Deus e ofendo a Ele; as pessoas com remorsos se preocupam com o que as pessoas vão pensar e as conseqüências e não com o sentimento de Deus. No arrependimento, a pessoa sente tristeza provocada segundo Deus.

q   Confissão: Pv 28:13 “O que encobre as suas transgressões, jamais prosperará, mas o que confessa e deixa alcançará misericórdia”.
   Salmo 32 “bem aventurado...

q    Abandono: “Vai e não peques mais” João 8 – Mulher adútera, em flagrante adultério.


Bispo Paulo Mattos é presidente da IGREJA CRISTÃ UNIDADE DA FÉ, com sede na Rua José Túnula, 237 – Centro – Seropédica. Tel: 2682-8474 – bispopaulomattos@hotmail.com  - http://www.igrejaunidadedafe.com.br/

Um comentário:

  1. Que bom descobrir seu blog,super interessante e principalmente uma fonte de ajuda espiritual para aqueles que de alguma forma estão precisando de auxílio espiritual e tem vergonha de se expor procurando alguém para desabafar.
    Estou precisando de auxílio no meu pois pretendendo levantar várias questões que abrangem:saúde,Direito e direitos,educação e religiosidade.
    Me ajude,dê uma olhadinha no meu pois conto com a sua opinião ,de sua esposa e de quem puder ler e opinar.
    Um abraço.
    http://marciamultiquestoes.blogspot.com

    ResponderExcluir